PROJETOS DE PESQUISA

PROJETOS DE EXTENSÃO

2015 - Atual

 

Organizações culturais e economia criativa: refletindo sobre a expansão do espaço do mercado no campo da cultura - Edital Ciências Humanas e Sociais n 22/2014

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as repercussões da ideia de economia criativa na dinâmica do campo cultural, considerando sua inserção na lógica de mercado. Tem como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa incorporando elementos do estudo comparativo de casos, para análise de organizações do campo da cultura e da Análise Crítica do Discurso para as reflexões acerca de programas e projetos desenvolvidos por organizações públicas e privadas desse campo. A equipe de trabalho é composta por professores doutores de duas instituições de ensino federal (UFSC e UFRGS), bem como por graduandos, mestrandos e doutorandos, cujos projetos de pesquisa envolvem também a temática da economia criativa.

2013 - Atual

Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Os movimentos sociais urbanos no contexto de João Pessoa: um estudo sobre as práticas alternativas de organizar, sob a óptica da Teoria Política do Discurso

 

Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as práticas organizativas de resistência referentes a três movimentos sociais urbanos significativamente atuantes no contexto de João Pessoa, tomando como referência a Teoria Política do Discurso. Para isso, a análise se fundamentará, especificamente, na identificação desses três movimentos sociais urbanos atuantes de João Pessoa, no apontamento dos elementos que compuseram os deslocamentos ocorridos entre os atores sociais envolvidos na resistência à degradação da qualidade de vida urbana de João Pessoa, na análise da forma como foram construídas as lógicas de equivalência na organização em cada um dos três principais movimentos sociais urbanos atuantes de João Pessoa, bem como na investigação das práticas organizativas adotadas pelos referidos movimentos para enfrentar o modelo dominante de desenvolvimento de João Pessoa, por meio dos deslocamentos e da lógica de equivalência.

2012 - Atual

Empresarização e economia criativa - especificidades do caso brasileiro

 

Descrição: Nosso principal objetivo teórico na realização deste projeto vincula-se à redução sociológica da teoria da empresarização de Andreu Solé e Yves-Marie Abraham, nos moldes como a descreveu Guerreiro Ramos (1996). A adoção desta postura crítica no campo da produção científica, estabelece a possibilidade de evitar o que Dussel (2006) chamou de atitude sucursaleira, ou seja, tratar dos conhecimentos oriundos de outros contextos como se fosse uma sucursal na qual as teorias são aplicadas sem qualquer consideração/adaptação à realidade abordada. Pretendemos vincular este desenvolvimento teórico com um objeto que vem se destacando no campo da cultura no qual desenvolvemos grande parte de nossas pesquisas: o incentivo e o desenvolvimento da chamada economia criativa que, embora seja diferente da economia da cultura, impacta fortemente o campo cultural, dele se alimenta e com ele se relaciona.

2011 - Atual

 

A dinâmica da submissão e da resistência às práticas tradicionais de gestão: análise das dimensões organizacionais nas práticas em organizações não empresariais atuantes no campo ambiental e cultural de Florianópolis: uma perspectiva macro-política

 

Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa consiste em conhecer e refletir a respeito de configuração do campo das organizações culturais e ambientalistas de Florianópolis, em termos de submissão e resistência aos modelos tradicionais de gestão, considerando a dinâmica dos diferentes atores que fazem parte destes espaços. Conforme observamos nos estudos até aqui desenvolvidos principalmente no Brasil, os referenciais teóricos e metodológicos disponíveis não tem facilitado a conquista destas novas explicações, em virtude tanto das categorias de análise em uso quanto da limitação do objeto em análise se concentrar em estudos de casos e multicasos. Assim sendo, buscamos com este trabalho de pesquisa o contato com novas perspectivas teóricas e metodológicas na investigação de práticas alternativas de organizar. 

2012 - 2016

Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura

 

Descrição: O projeto objetiva desenvolver metodologia e dar apoio a 17 estados da Federação para elaboração de seus planos estaduais de cultura. O projeto foi desenvolvido por meio de elaboração de material didático, acompanhamento virtual e presencial às equipes de trabalho contratadas nos estados, eventos nacionais e plataforma digital.

  • Facebook - Grey Circle